OCULTURA

OCULTURA

quarta-feira, 30 de junho de 2021

FÁTIMA E A CIÊNCIA - JOAQUIM FERNANDES\ RAUL BERENGEL\FERNANDO FERNANDES




DISPONÍVEL PARA VENDA

LIVRO ESGOTADO !

Consabida e aceite a particular devoção do culto mariano na sociedade portuguesa, resultante da longa sedimentação de elementos civilizacionais remotos, de natureza matriarcal, foi-se arreigando a convicção de que os fenómenos e experiências para-religiosas, enxertados nessa tradição cultural popular, seriam totalmente alheios de qualquer tipo de interpelação científica, sobretudo por parte das disciplinas mais físicas, entre as quais a Psicofisiologia, a Medicina, a Psicologia Clínica e anexas. Aliás, foi precisamente este o caminho metodológico seguido pela intervenção científica no caso das “aparições marianas” de Medjugorge, na ex-Jugoslávia.

Ou seja, ter-se-á destilado a ideia, ainda maioritária na opinião pública nacional, de que as experiências religiosas referentes às consagradas “aparições marianas” estariam perfeitamente delimitadas ao foro confessional e à crença emocional, no pressuposto de que seriam exclusivas e indignas de observação e reflexão racionais. É curioso que essa ideia de “impossibilidade” ou interdição de um questionamento por parte das Ciências partia mais de vozes desafectas, não-crentes, na leitura mariana dos fenómenos, do que propriamente por parte de posturas católicas, de quem recebemos, aliás, honrosos e autorizados estímulos para seguir com esta reflexão... Substimou-se uma lei que, felizmente, tem dado frutos no decurso dos milénios de existência do Homo Sapiens: o progresso das Ciências, de que a respectiva história é testemunha.

Assim, estamos hoje em condições de propor uma primeira súmula de perspectivas que vão além do escopo tradicional das ciências humanas e sociais, ou seja, às abordagens da Antropologia Física, Religiosa, Cultural e da Sociologia, cujo estatuto interventivo tem sido “tolerado” nas tímidas incursões a esse rico espólio das Experiências Humanas Extraordinárias, como são as do foro religioso-popular, entre as quais se contam os episódios clássicos de Fátima, em 1917. E sabemos quão tímidas e limitadas têm sido as investigações levadas a cabo pelos institutos católicos, a quem caberia boa parte das responsabilidades nesta matéria. Uma ou outra tentativa de análise detalhada, acaba por conflituar com o compromisso de fundo de cariz religioso e fideísta: a interpretação católica oficial dos eventos da Cova da Iria. Daí, as dificuldades em isolar todo o vasto acervo documental relativo às “aparições marianas” de Fátima, sujeitando-o ao estudo e à minúcia dos olhares actuais, aproveitando todos os “sinais” e pistas que essas experiências--limite possam sugerir para melhor conhecermos as nossas debilidades e também, com é obvio, as nossas capacidades ignotas.

O que resulta desta antologia é um primeiro esboço de propostas e pistas de investigação multidisciplinar, decorrentes do Projecto MARIAN (Multicultural Apparitions Research International Academic Network), coordenado pelo CTEC, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Projecto internacional que, naturalmente, prossegue até à obtenção de mais e, acreditamos, cada vez melhores resultados passíveis de aperfeiçoar o caminho para o inefável. Apesar de todos os escolhos, movidos pelas intolerâncias de todos os matizes, estamos certos de que esta antologia ajudará a introduzir um terceiro eixo de problematização – que pretendemos inovador, enriquecedor e não-dogmático – em torno das manifestações aparicionais e visionárias, em geral.

Os autores, investigadores de crédito, convidados a partilhar as suas teses e hipóteses sobre estas questões, fizeram-no de um modo espontâneo, exploratório, com o objectivo de aprender uns com os outros. Oxalá que o leitor faça parte dessa partilha.

LIVRO USADO


Pr. 16,00€


Encomendar através do Formulário de Contacto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.