OCULTURA

OCULTURA

terça-feira, 27 de março de 2018

CONVERSAS COM AGOSTINHO DA SILVA - VICTOR MENDANHA




DISPONÍVEL PARA VENDA

LIVRO ESGOTADO !

Victor Mendanha - Desde séculos atrás, existe a ideia de um Quinto Império. Agora, após a contracção do chamado Império Colonial, alguns esperam o início desse Quinto Império, a partir de Portugal. Qual é a sua definição de Quinto Império?

Agostinho da Silva - Não para mim, pois não inventei o nome, mas para o Padre António Vieira e para Fernando Pessoa, o Quinto Império foi coisa perfeitamente definida e cada um a definiu da sua maneira.
Para Vieira, era o Império que viria após os quatro impérios que tinham falido. Mas tentar um Quinto Império, após a falência dos quatro anteriores, só não seria uma ideia de louco - e o Padre António Vieira não era louco - se evitassem a entrada, nesse Quinto Império, dos elementos culpados da ruína dos impérios antecedentes.
Então, não podemos pensar mais nenhum império em que haja qualquer das «bactérias» políticas causadoras do desaparecimento dos antecedentes.

Victor Mendanha- Quais são, pois, essas «bactérias» tão perigosas, capazes de minarem até um império?

Agostinho da Silva - São, hoje, perfeitamente definidas, sendo a maior a mania do homem em mandar nos outros homens. Esta é a «bactéria» mais perigosa.
Depois surge todo o aparelho económico sobre o trabalho obrigatório, o que faz de cada império uma prisão. Não se podem consentir mais cadeias no Mundo, seja para nós seja para bichos, nos jardins zoológicos, como fizemos até hoje.
Em terceiro lugar, a questão da educação. Como havia trabalho obrigatório e profissões, a nossa educação nunca passou de uma preparação para um determinado serviço. Não aprendemos aquilo que queremos aprender mas a matéria dos cursos dirigidos para isto ou para aquilo.
Em quarto lugar , o facto do trabalho obrigatório impor classes sociais, procurando o domínio de umas sobre as outras: cada pessoa da classe de cima procura ser diferente da pessoa da classe de baixo.
Em último lugar, temos as crises ideológicas e metafísicas, as quais contribuíram , igualmente, para a ruína dos quatro impérios que o Padre António Vieira tinha posto antes do seu.

Victor Mendanha - Os portugueses poderão fundar um Quinto Império?

Agostinho da Silva - Os portugueses poderão ir para um Quinto Império se decidirem, em primeiro lugar, não serem imperadores. Este é o ponto essencial da questão.
Paradoxalmente, apenas haverá um Quinto Império se não existir um quinto imperador...

LIVRO USADO

Pr. 16,00€


Encomendar através do Formulário de Contacto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.