OCULTURA

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quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PARA COMPREENDER A CABALA - A, D, GRAD




VENDIDO 

*LIVRO DE DIFICIL AQUISIÇÃO !!!

Sinopse

A Cabala Cristã, também chamada por alguns historiadores de Cabala Renascentista ou hoje em dia como uma das áreas de estudo da Teologia Relacional, consiste na confluência entre duas áreas de estudos esotéricos, a primeira é a mística judaica, representada pela Cabala hebraica (Sepher Yetsirah e o Sepher ha-Zohar), e a segunda, a Tradição Hermética baseada nos princípios de Hermes Trismegisto (três vezes grande). Esse movimento filosófico surgiu a partir do momento em que alguns eruditos cristãos buscavam uma conciliação entre o cristianismo e determinados aspectos da sabedoria oculta judaica, a partir das traduções de textos neoplatônicos que chegaram à Europa, oriundos de Constantinopla. Esses textos foram traduzidos do grego e hebraico, e a partir dessas traduções, eclodiu um crescente desejo de reinterpretar e rever certos aspectos da doutrina cristã através de uma visão mais profunda (mística) do que tradicionalmente era feito. A base principal de elementos era a reinterpretação do cristianismo em geral e do Novo Testamento a partir da visão cabalística.
Os cabalistas cristãos eram mais interessados na observância, estudo ou compreensão sistemática da Cabala do que no uso semântico com base na língua hebraica, ou seja, eles interessavam-se mais pelos processos gerais da Cabala do que pela elaboração de uma verdadeira Ciência do Ser, para ser aplicada na vida. Os assuntos de interesse dos Cabalistas cristãos eram voltados para conceitos metafísicos como os nomes de Deus (72 nomes), hierarquia dos seres angelicais, a causa da queda do homem, etc.
Na visão ocidental, a lógica aristotélica apresentava-se com a articulação interna do logos, destinada a facilitar a descoberta da verdadeira estrutura da realidade. Enquanto “filosofia primeira” segundo os escolásticos, a metafísica opõe-se à coisa em si, ao número do objeto de pensamento, enquanto a visão cabalística remonta à origem de Deus e das coisas, ou seja, é a ciência do Ser em particular. O logos segundo os cabalistas, deixa de ser o “dizer” carregado de significados, torna-se o davar (ordem, assunto, ato de fazer, etc.), isto é, a Palavra como era tomada por Philon de Alexandria quando aceitava ir além do “lugar das idéias” ou da “lei moral”. Portanto o davar constitui o verdadeiro intermediário entre a absoluta transcendência de Deus e a finitude do homem.
Livro usado
Pr. 16,00€

Para encomendar: oculturalivros@gmail.com

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