OCULTURA

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domingo, 30 de julho de 2017

MANUAL DO YOGA - GEORG FEURSTEIN






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O Termo Yoga

É empregado com muitos sentidos no Rig Veda, o livro mais antigo dos indo-europeus: em um sentido específico é o corpo de preceitos e técnicas espirituais desenvolvidas na Índia, caminhos indianos de unificação ou transformação da mente. Num sentido mais amplo, Yoga é a união com o Transcendente, ou a compreensão da realidade transcendente.

A Essência do Yoga

Segundo o Vedanta é a união do eu ativo (ou empírico) com o Eu supremo (união com o Absoluto).

Segundo Patanjali é a supressão dos torvelinhos da mente, quando o contemplador (consciência pura) brilha intensamente quando isto estiver consumado.

Segundo Shankara, não sou a razão, a intuição, o ego, ou a memória; nem a audição, o paladar, o olfato ou a visão. Eu sou Shiva na forma de Senhor da consciência.

Yoga e Religião

O Yoga se baseia primordialmente na experiência pessoal direta do Sagrado em vez da passividade devocional favorecida por dogmas e credos. O Yoga é uma reação contra a especulação metafísica e o ritualismo fossilizado e vazio.

A prática de Yoga não depende de credos, pressupõe apenas a crença na existência e valor superior de uma realidade além da personalidade humana.

Só uma pessoa para quem a auto-transcendência tenha algum significado pode aspirar a prática do Yoga com êxito.

Yoga e Misticismo

Depende do tipo de Yoga e do tipo de misticismo. Em geral Yoga é muito mais sistemático e experimental que o misticismo.

Yoga é um processo de introversão orientado por um mestre. É um procedimento organizado sob condições de laboratório, onde é menor o perigo de revelações alucinatórias.

Yoga e Xamanismo

Xamanismo representa técnicas arcaicas para alcançar estados extáticos da mente em proveito de uma determinada comunidade. Tem raízes no período neo-paleolítico (40 - 10 mil AC).

Yoga pretende a unificação total, ou êntase. O Yogue nunca é possuído por forças externas ou fica sob seu domínio.

A proto-yoga do Rig Veda está mesclada com elementos xamanísticos. Fortes tendências xamanísticas predominam nas escolas tântricas. Os Sidhis (poderes) são claras lembranças do xamanismo.

O Yoga, na busca da auto-transcendência, vai muito além do xamanismo.

Yoga e Ciência

O Yoga é uma ciência enquanto um corpo de regras e técnicas para o estudo experimental de certos fenômenos. A diferença básica e fundamental é que a ciência tem orientação objetiva e o Yoga orientação subjetiva.

A ciência busca obter informações que capacitem a reconstituir intelectualmente o segmento de realidade sob observação.

O Yoga busca a aquisição de conhecimento que habilite a construir o complexo corpo-espírito (unificação) de modo a capacitá-lo a transcender os limites da realidade fenomenal. Pode ser considerado uma psicologia experimental.

O caráter experimental do Yoga torna-se especialmente visível no Tantrismo, com sua notável atitude analítica na exploração da psique humana.

Formas de Yoga

Em sua forma mais antiga, o yoga era uma prática espiritual intimamente ligada ao ritual religioso (teorias e práticas). No processo de transmissão oral, muito foi acrescentado, abandonado ou alterado.

O Yoga não é um todo homogêneo. Os pontos de vista e práticas variam de escola para escola. Num sentido específico, não há apenas um Yoga, mas uma variedade de caminhos yóguicos e abordagens com estruturas e objetivos teóricos contrastantes. O sistema historicamente mais significante é o Yoga de Patanjali (Raja Yoga).

São cinco os principais tipos de Yoga: Raja, Hatha, Jnana, Karma, Bhakti. Um sexto tipo deve ser acrescentado é o chamado Yoga Integral de Sri Aurobindo, no qual exige-se a abrangência de todos os matizes individuais de caráter e pontos de vista.

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